terça-feira, 4 de outubro de 2011

Projeto Social trás visita de Romário a Maceió

Willy Geidson - 6º período Jornalismo

O deputado federal e ex-jogador Romário, veio à Maceió, na última quinta-feira (22), para prestigiar o evento realizado pela Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL) em pról da inclusão social da pessoa com deficiência usando como instrumento o esporte.


O projeto é uma realização da Frente Parlamentar do Congresso Nacional, presidida pela deputada Rosinha da Adefal, que tem como vice o deputado Romário, tendo como objetivo maior, acabar com o preconceito e fazer com que o deficiente se integre cada vez mais a sociedade. “As pessoas com deficiência, aqui no Brasil, precisam ser vistas com outros olhos, principalmente pelos governos estaduais e municipais”, disse Romário.

Acompanhado da deputada Rosinha da Adefal, Luis Carlos Santana, presidente da ADEFAL, do deputado Renan Filho, e de Walter Tosta, deputado e fundador da União dos Paraplégicos de Belo Horizonte, o “baixinho” conheceu todas as alas da associação e recebeu um certificado de “Amigo da ADEFAL”, ele se disse lisonjeado com a homenagem e frisou que já teve oportunidade de visitar várias instituições, fundações, ONGs e associações, mas que a ADEFAL está de parabéns pois tudo é de alto padrão e de alta qualidade.

Maria José, mãe da pequena Lohanne Francine, 5, conheceu o trabalho da ADEFAL e há 4 anos freqüenta a associação. “Acho esses projetos muito importantes na vida da minha filha que tem Toxoplasmose, uma doença hereditária, e também na vida de outras pessoas independente da doença” disse Maria José.

Logo em seguida Romário seguiu para o ginásio do SESI onde aconteceu um jogo beneficente entre os Amigos de Romário e os Amigos de Rosinha. A entrada para assistir o jogo foi 1 kg de alimento não perecível, sendo arrecadados cerca de 200 kg de alimentos que vão ser revertidos para a ADEFAL e para o Pajuçara Social onde serão utilizados no projeto Natal Solidário que acontece durante o mês de dezembro.

O evento contou com muitas atrações, inclusive com direito de ver o grande ídolo do futebol, jogar basquete de cadeira de rodas, com o time de basquete da ADEFAL e convidados, além disso uma linda apresentação de balé coma bailarina cadeirante Gabriela Amorim da companhia de dança Jeane Rocha, apresentação do coral da APAE – Maceió com os meninos especiais e também da banda de percussão AFRO – LOZZI, da instituição Pestalozzi.

Mas o público presente queria mesmo era ver o baixinho relembrar os tempos de seleção brasileira no futebol. O time do Romário contou com vários nomes do futebol alagoano como os ex-jogadores Pêu, campeão pelo CSA em 81, Junior Amorim, Catanha. Já no time da Rosinha estava o deputado Renan Filho, o Pastor Jorge Sutarelli. Em ambos os times havia deficientes auditivos e crianças com síndrome de Down. No decorrer do jogo, Romário trocou a camisa e jogou também no time da Rosinha, mostrando assim que não havia rivalidade e que o único objetivo era fazer uma bela festa.

Catanha, ex-jogador do CSA, destacou a importância de estar participando do evento e que o objetivo do projeto é primordial para que acabe o preconceito ou que pelo menos haja uma diminuição nesse sentido. “Só de estar aqui junto dessas crianças necessitadas, pra mim é um prazer de estar aqui junto com todos e o mais importante disso tudo é que foi pra uma boa causa”, disse ele.

Ao termino do jogo, bastante emocionado, Romário concedeu entrevista e falou que esse é o primeiro passo para a igualdade social e que se cada um fizer sua parte, tudo de ruim que assola esse país seja extinto.

Quem deseja conhecer mais o trabalho de inclusão pode acessar a página da ADEFAL no:  http://adefal.org./

Nenhum comentário:

Postar um comentário