quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dia Mundial sem Carro: Uma pedalada pelo meio ambiente

Victor Brasil

O trânsito atualmente é um dos principais motivos de estresse e, por conseqüência, violência em toda parte do mundo. Para tentar amenizar um pouco essa situação, no dia 22 de setembro será realizado o Dia Mundial sem Carro.

Saiba mais sobre o Dia Mundial sem carro AQUI.

Em Alagoas, cerca de 180 ciclistas da Associação Alagoana de Ciclismo (AAC) vêm desde o inicio do mês promovendo uma campanha de conscientização e mobilização, como parte das ações voltadas para comemoração do Dia Mundial sem Carro, que terá como ponto alto a realização da “grande pedalada”.

Para o diretor ambiental da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), Noaldo Gomes, essas atividades pré-evento são de grande importância para que não se repita a fraca campanha realizada em 2009. “Esta pré-campanha é uma forma diferente que arranjamos para conscientizar a população e conseguinte conseguir mais adeptos para o Dia Mundial sem Carro”, declarou.

Maiores dificuldades

A maioria das capitais nordestinas não possui uma pista de ciclismo. Com Maceió, isso não é diferente. Ainda segundo Noaldo Gomes, essa é uma das grandes dificuldades para uma adesão total da bicicleta como um dos principais meios de transporte do maceioense. “A falta de ciclovias, principalmente na parte alta da cidade é uma realidade. Isso dificulta a utilização da bicicleta pela população. Vamos tentar reverter esse quadro”, enfatiza Noaldo.

Programação

A programação relativa ao evento terá inicio às 16 horas do dia 22 de setembro. Com concentração ao lado do supermercado G Barbosa, localizado no bairro da Serraria. Na ocasião, a Sempma, a AAC e demais parceiros (Smtt, Faculdade Maurício de Nassau, Ufal, IMA, etc) distribuirão kits de segurança para ciclistas, contendo acessórios, coletes e lanternas refletivas.

Noaldo Gomes afirma que o local (Serraria) foi escolhido por possuir uma das maiores vias de circulação de ciclistas, a Via Expressa. “Escolhemos a Serraria porque é um dos bairros de Maceió que mais circulam trabalhadores, principalmente do ramo da Construção Civil, os quais utilizam a bicicleta como meio de transporte”, disse.

A “grande pedalada” está marcada para às 19 horas do dia 22, o local para largada ainda será definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário