quinta-feira, 24 de março de 2011

Publicitários debatem mercado e profissão com alunos da Fecom

Yulia Amaral

Roberto Jr, Marcella Smith, Igor Mêda,
 Alexandra Alves e Lucas Maia.
 (Foto: Yulia Amaral)
Sob o comando da Professora Marcella Smith, os alunos de Publicidade & Propaganda,  do 4º e 7º períodos do Cesmac, nas matérias de Redação Publicitária I e Comunicação Integrada, respectivamente, participaram, no último dia 17, de bate-papo organizado pela docente com profissionais da área. O encontro, dividido em duas etapas, foi comandado pelos publicitários Igor Mêda e Lucas Maia (Agência Tengu), Roberto Júnior (Chama Publicidade) e Alexandra Alves (AKAA Comunicação Estratégica).

A primeira etapa do bate-papo aconteceu na turma de Redação Publicitária I (4º período), com o sócio e diretor de criação da Agência Tengu, Lucas Maia, informando, exemplificando e dando dicas importantes sobre o processo de produção do texto publicitário, estruturação, semântica e a importância do título. A respeito do diferencial que o publicitário precisa ter para atuar em criação, Lucas destaca: “Tem que se preocupar em trazer sempre algo novo para o dia-a-dia, não se acomodar diante de um problema e tentar achar o melhor conceito criativo, a melhor estratégia para agregar valor à marca do cliente, além de estudar novas formas de impactá-lo.”

Posteriormente, responderam a perguntas formuladas pelos próprios alunos, em mesa redonda, relacionadas à atuação profissional. Os publicitários aproveitaram a oportunidade para dar várias dicas aos estudantes sobre como agir, como se deve pensar e lidar em relação à clientela. Quanto à influência das redes sociais, Roberto Júnior, que atua na criação da Chama Publicidade, diz que as mídias sociais oferecem facilidade em colocar o usuário/público-alvo “face-to-face” com a empresa/anunciante, e as empresas podem ter um feedback mais preciso para determinada campanha. Quanto à negatividade, Roberto destaca que, tanto críticas podem se “espalhar” e prejudicar, quanto agências falharem e o público-alvo recorrer às mídias sociais em protesto.

No segundo momento, a Professora Marcella Smith* apresentou os convidados aos alunos de Comunicação Integrada (7º período). Na oportunidade, Alexandra Alves, jornalista e da AKAA Comunicação Estratégica, apresentou o case feito para a loja Tucci, e falou sobre a importância da Comunicação Integrada para a profissão: É essencial que as áreas de imprensa, relações públicas, publicidade e marketing estejam envolvidas no momento de planejar e desenvolver as estratégias de comunicação. Desta forma, potencializamos as chances de alcançarmos os melhores resultados diante dos objetivos propostos.”

O sócio e atendimento da Agência Tengu, Igor Mêda, participou ativamente tanto da mesa redonda quanto da apresentação do case Tucci junto de Alexandra. Explicou sobre como o atendimento é essencial na hora de fechar com um cliente. Igor salientou que um estudante, para ser um bom publicitário, precisa aprender desde a faculdade a separar teoria de prática, para aplicar uma à outra. Ele ainda completou: “Veja as teorias, estude o mercado, leia, pesquise, saiba quem é quem entre profissionais e agências e, sobretudo, entenda a aplicabilidade das ideias.”

*A professora Marcella Smith também atua como mídia na Chama Publicidade.




Para conhecer melhor as agências e os publicitários, acesse:

Um comentário: