quarta-feira, 16 de março de 2011

Projeto Sorriso de Plantão seleciona novos voluntários

Roberta Lins

Criança participante do projeto com voluntária (Foto: Arquivo)

O Sorriso de Plantão é um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ele surgiu em março de 2002, após um trabalho de conclusão de curso, da estudante de Medicina, Karine Maria, através do trabalho dos doutores da alegria, que é referência em nosso país, virou projeto de extensão e se mantem até os dias atuais. As atividades são realizadas todos os sábados das 14h às 17h, no Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE), no setor pediátrico e de queimados, onde já funciona há mais de um ano, e no Hospital Universitário (HU), em todos os setores dos seis andares.

Os voluntários se apresentam com vestimentas e adereços coloridos, jaleco e nariz vermelho de palhaço. Para alegrar as crianças, eles aplicam injeções de ânimos e esperança, muitas gargalhadas, brincadeiras, danças, músicas, desenhos, pinturas, colagem, narração de histórias infantis, teatro com fantoches, indo de acordo com a disposição da criança.

Para a enfermeira e coordenadora do Projeto, Maria Rosa, a presença do palhaço ajuda não só a ocupar o tempo das crianças, mas, também a amenizar o sofrimento das mesmas. Os próprios voluntários estão cientes, que estas atividades diminuem a tristeza dos pacientes.

Todos que participam deste projeto, se envolvem com cada paciente, mesmo não sabendo ao certo, por quanto tempo mais ele viverá. “Acompanhei a paciente Emily Rachel, por um bom tempo, o sonho de sua mãe era fazer sua festa 5 anos, mas, nessa data a mesma estava hospitalizada, então os palhaços doutores organizaram uma festa para ela no hospital, foi muito animado, ela estava feliz da vida apesar das limitações provocadas pela doença (Distrofia Muscular). Dias depois ela faleceu, toda vez que entro em contato com uma criança, procuro dá o melhor de mim, porque aquele pode ser o último encontro”, disse Maria Rosa.

Realizado através da participação de estudantes, voluntários, de qualquer graduação, o projeto lança seu edital 2011, para seleção de novos “Doutores Palhaços” e oferece além das 30 vagas para monitores palhaços, uma vaga para Assessoria de Comunicação e uma vaga para Monitor Artístico. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta- feira, 18.

Para participar do Projeto Sorriso de Plantão, basta acessar o site www.famed.ufal.br/projeto/sorrisodeplantao, preencher o formulário de inscrição, levar cartão de vacinação atualizado, comprovante o de matrícula universitária e um brinquedo novo.

Para conhecer melhor o projeto, acesse:

@SorrisodPlantao - Twitter
Blog Sorriso de Plantão

Nenhum comentário:

Postar um comentário