Yulia Amaral
A Faculdade de Educação e Comunicação (Fecom) participa em 2011 com seis projetos do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NPE) com início em fevereiro de 2011 e duração média de um ano. Os projetos, aprovados nesta seleção, contemplam estudantes dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Pedagogia, Biologia e Letras, que terão oportunidade de desenvolver, junto do corpo docente, um projeto que integra universidade e comunidade.Para o aluno de Publicidade e Propaganda do 4º período, Anderson Barbosa, integrante do projeto: “Cinema e memória: a imagem como defesa adaptativa contra o choque traumático na comunidade de Branquinha – AL”, orientado pelo professor Cláudio Jorge Morais, a importância dos projetos de extensão é muito rica tanto para o aluno, quanto para comunidade e, destaca que “Por ser interdisciplinar, envolvendo os dois cursos de Comunicação Social e também Psicologia, o projeto é bastante voltado para a comunidade. Tentaremos diminuir o discurso teórico envolvido, focando em levar o cinema para a população de Branquinha.”
Segundo a professora Danielly Caldas, orientadora do projeto de Pedagogia, sobre o tratamento de crianças com câncer, as atividades de extensão contemplam os três pilares básicos de qualquer academia, que são: o ensino, a pesquisa e a extensão. Já que os alunos possuem ensino dentro da instituição, o projeto proporciona pesquisa e extensão de uma maneira mais ampla, fazendo com que tenham contato direto com a sociedade.
Os projetos da Fecom que serão desenvolvidos em 2011 são:
Pedagogia: O papel do pedagogo na contribuição do bem-estar físico, psíquico, emocional e cognitivo de crianças em tratamento no ambulatório de oncologia Pediátrica Ronaldo Vasco Júnior, sob orientação da Prof. Esp Danielly Caldas;
Biologia: Aprender ciências é a maior diversão, sob orientação da Prof. Ms. Giani Maria Cavalcante;
Comunicação Social: Comunicação de interesse Público: comunicação como elemento de construção do processo de educação e prevenção do câncer bucal nos municípios alagoanos, sob orientação da Prof. Esp. Sílvia Falcão; Formação e capacitação das comunidades indígenas Xucuru-Kariri sobre os direitos indígenas e a comunicação no processo da organização social, sob orientação do Prof. Ms. Jorge Vieira; Cinema e Memória: a imagem como defesa adaptativa contra o choque traumático na comunidade de Branquinha- AL, sob orientação do Prof. Ms. Cláudio Jorge;
Letras: O novo acordo ortográfico da Língua portuguesa está nas escolas, sob orientação da Prof. Dra. Maria Francisca Oliveira.
Para mais informações, acesse o site do NPE
Nenhum comentário:
Postar um comentário