quarta-feira, 16 de março de 2011

Fecom participa do NPE com seis projetos em 2011

Yulia Amaral
A Faculdade de Educação e Comunicação (Fecom) participa  em 2011 com seis projetos do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NPE) com início em fevereiro de 2011 e duração média de um ano. Os projetos,  aprovados nesta seleção,  contemplam estudantes dos cursos de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade e Propaganda), Pedagogia, Biologia e Letras,  que terão oportunidade de desenvolver, junto do corpo docente, um projeto que integra universidade e comunidade.

Para o aluno de Publicidade e Propaganda do 4º período, Anderson Barbosa,  integrante do projeto: “Cinema e memória: a imagem como defesa adaptativa contra o choque traumático na comunidade de Branquinha – AL”, orientado pelo professor Cláudio Jorge Morais, a importância dos projetos de extensão é muito rica tanto para o aluno, quanto para comunidade e, destaca que “Por ser interdisciplinar, envolvendo os dois cursos de Comunicação Social e também Psicologia, o projeto é bastante voltado para a comunidade. Tentaremos diminuir o discurso teórico envolvido, focando em levar o cinema para a população de Branquinha.”

Segundo a professora Danielly Caldas, orientadora do projeto de Pedagogia, sobre o tratamento de crianças com câncer, as atividades de extensão contemplam os três pilares básicos de qualquer academia, que são: o ensino, a pesquisa e  a extensão. Já que os alunos possuem ensino dentro da instituição, o projeto proporciona pesquisa e extensão de uma maneira mais ampla, fazendo com que tenham contato direto com a sociedade.

Os projetos da Fecom que serão desenvolvidos em 2011 são:
   
Pedagogia: O papel do pedagogo na contribuição do bem-estar físico, psíquico, emocional e cognitivo de crianças em tratamento no ambulatório de oncologia  Pediátrica Ronaldo Vasco Júnior, sob orientação da Prof. Esp Danielly Caldas;

Biologia: Aprender ciências é a maior diversão, sob orientação da Prof. Ms. Giani Maria Cavalcante;

Comunicação Social: Comunicação  de interesse Público: comunicação como elemento de construção do processo de educação e prevenção do câncer bucal nos municípios alagoanos, sob orientação da Prof. Esp. Sílvia Falcão;  Formação e capacitação das comunidades indígenas Xucuru-Kariri sobre os direitos indígenas e a comunicação no processo da organização social, sob orientação do Prof. Ms. Jorge Vieira; Cinema e Memória: a imagem como defesa adaptativa contra o choque traumático na comunidade de Branquinha- AL, sob orientação do Prof. Ms. Cláudio Jorge;

Letras: O novo acordo ortográfico da Língua portuguesa está nas escolas, sob orientação da Prof. Dra. Maria Francisca Oliveira.

             Para mais informações, acesse o site do NPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário