terça-feira, 22 de março de 2011

Recém-formados em Comunicação se unem para lançar site sobre cinema

Cecília Tavares

(Foto: Divulgação)
Um grupo de comunicólogos recém-formados se prepara para lançar, no próximo mês, um site sobre o cinema nordestino. O site, denominado Cartaz de Cinema (www.cartazdecinema.com.br), foi idealizado pelo recém-formado jornalista paraibano Simão Mairins, 22 anos, que aposta na construção de um portal sobre audiovisual voltado para o público do Nordeste. “Pretendemos trabalhar com conteúdo jornalístico, mas também divulgar o trabalho de quem faz audiovisual e incentivar o debate, envolvendo público, realizadores e pesquisadores. Teremos um espaço para trabalhos acadêmicos também”, destacou o jornalista.

A ideia partiu da necessidade de chamar atenção para o que é produzido por aqui.   “Existem dezenas de sites de cinema no Brasil, mas nenhum dá atenção para o que se faz por aqui, são todos muito focados na coisa mais comercial do eixo Sudeste e de Hollywood”, diz Simão. A partir daí, o jornalista se uniu a Janaine Aires e Rayssa Medeiros (também jornalistas recém-formadas pela UFPB) e Virgínia Ramos (publicitária recém-formada pela Universidade Católica de Pernambuco). 

Para que o site possa cobrir todo o Nordeste, Simão tem procurado estabelecer contato com outros interessados. Por enquanto, ele conta com a colaboração da jornalista Paola Botelho, que está articulando a divulgação do site no Maranhão, e de Thomas Freitas, cineasta pernambucano que vive hoje na Paraíba. “Como somos todos pernambucanos, paraibanos ou maranhenses, os primeiros contatos estabelecidos foram com agentes culturais desses estados. Está em nosso planejamento, entretanto, contar com colaboradores em todos os estados da região Nordeste, de modo que a cobertura seja ampla e, de fato, democrática”, esclarece Simão. Para isso, a equipe integra alguns fóruns articulados por movimentos culturais e universitários e procura, através deles, manter um diálogo direto com realizadores e públicos de diversos estados.

Simão, Janaine, Rayssa e Virgínia ficarão responsáveis por atualizar o site, produzir e postar as notícias diárias, escrever algumas reportagens e moderar as partes colaborativas, já que haverá espaço para usuários cadastrados publicarem seus textos e vídeos, além de fóruns de discussão. Com relação à parte gráfica, a construção do layout e a programação do site estão sob responsabilidade de Pedro Daniel, webdesigner de João Pessoa. Já a criação de gráficos, infográficos e ilustrações para as matérias do site ficam a cargo de Simão e Janaine. Por fim, a identidade visual da campanha de divulgação do lançamento do projeto está sendo feita pelo publicitário Ian Rodrigo, de João Pessoa.

Por enquanto, a equipe não tem pretensão de obter retorno financeiro, mas sim de manter na rede um veículo de referência no assunto. “Mais adiante, esperamos que o site possa dar algum retorno e aí a gente possa trabalhar de modo verdadeiramente profissional.”, acrescentou Simão.

Segundo o jornalista, o objetivo final do site é criar um espaço de referência para o audiovisual no e do Nordeste. “Acreditamos que temos muitas coisas boas em nossa região, e o mundo precisa saber que elas existem. Por outro lado, sentimos falta de um veículo que foque o público nordestino que vê, produz e pesquisa audiovisual”. Além disso, o site pretende democratizar. “Queremos ser uma mesa redonda, onde todos possam se encontrar e interagir de igual para igual. Acreditamos no audiovisual como um instrumento de transformação social e esperamos, com o Cartaz de Cinema, dar a nossa contribuição nesse sentido.”, finaliza Simão.

Serviço: Para os cineastas, professores, estudantes, cinéfilos e outros que estiverem interessados em contribuir com o projeto Cartaz de Cinema, basta entrar em contato com a equipe: contato@cartazdecinema.com.br | Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário