terça-feira, 22 de março de 2011

Hemoal cria perfis em redes sociais para atrair os jovens à doação de sangue

Fábio Esteves

(Foto: Divulgação)
Com a ideia de conquistar os jovens para a doação de sangue e diminuir a carência de estoque do Banco de Sangue, e sabendo que atualmente as redes sociais, além de possuírem uma grande capacidade de comunicação em massa, são também extremamente utilizadas por pessoas de todas as classes sociais, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) criou perfis em sites como Facebook, Twitter e Orkut para promover campanhas de incentivo a doação.


A Campanha através das redes sociais teve início no último dia 16 de fevereiro, Com a criação dos perfis do Hemoal. Os perfis ainda contam com um pequeno número de seguidores e amigos. No Facebook, por exemplo, o perfil do Hemoal possui 205 amigos e, no Twitter, 62 seguidores. Mas, como na internet estes números aumentam rapidamente, a nova estratégia do Hemoal pode vir a crescer ainda mais.


Para o assessor de comunicação do Hemoal, Josenildo Tôrres, “O sangue é um remédio que não se produz artificialmente e, justamente por conta disso, a doação é de extrema importância”. Ele lembra também que, “Pelo fato dos jovens serem mais novos e a maioria deles nunca ter passado ou vivenciado uma situação onde há uma necessidade emergencial por sangue, muitos encaram a doação como algo sem importância e não doam sangue. Por isso, decidimos criar esta campanha”.


Segundo dados do Ministério da Saúde, para suprir as demandas por sangue em Alagoas, seria necessário que pelo menos 3% da população alagoana doassem sangue regularmente, ou seja, com intervalo de 60 dias entre as doações para os homens e 90 dias para as mulheres. Entretanto, segundo o Hemoal, apenas 1,5% da população alagoana realiza doações regularmente, destes doadores, muitos acabam sendo descartados por possuírem alguma contaminação no sangue, como HIV, Sífilis ou Doença de Chagas. Essa realidade resulta na falta de bolsas de sangue nos estoques do Hemoal, causando grandes transtornos aos que necessitam de sangue em todo o estado.


Para acessar o site e os perfis do Hemoal nas redes sociais, basta clicar a seguir:


Site Hemoal
Twitter
Facebook
Orkut

O e-mail do Hemoal é hemocentrodealagoas@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário