quinta-feira, 24 de março de 2011

Assaltos e insegurança tomam conta do comércio do Jaraguá

Erick Luisi


Os comerciantes do bairro Jaraguá, em Maceió, há meses vivem reféns do medo e da falta de segurança pública devido à onda de assaltos que vem tomando conta do comércio daquele bairro. Segundo dados da Associação Comercial de Maceió, só no mês de fevereiro deste ano foram contabilizadas mais de 30 ocorrências, em sua maioria, assaltos e arrombamentos a pequenos estabelecimentos como bares e lanchonetes.

O último restaurante do bairro a fechar as portas foi o “Almoço & Cia”, localizado na Rua Sá e Albuquerque, depois de ser assaltado por mais de 16 vezes (a última vez no dia 08 de março). Uma faixa colocada na fachada do restaurante continha a frase: “A violência fecha mais uma porta”.  Outro comércio que se rendeu a tanta violência foi a “Companhia do Pão”, também no Jaraguá, utilizando a mesma frase em forma de protesto.

Sequestros e roubos também são frequentes, principalmente para quem saca dinheiro nas agências bancárias do bairro. Em janeiro deste ano, um médico aposentado foi vítima da “saidinha de banco”, teve todo o seu dinheiro levado por dois bandidos armados e ainda ficou ferido por levar várias coronhadas na nuca. O consumo e tráfico de drogas também são comuns, normalmente à luz do dia, apavorando turistas e consumidores.

Para o assessor de comunicação da Associação Comercial, Cosmo Roberto Carneiro, a falta de policiamento na região é a principal causa das ações dos bandidos. “Cerca elétrica e câmeras não estão adiantando. Todos os dias nossos comerciantes estão sujeitos a serem vítimas desses bandidos, já que não existe segurança por parte do Estado”, relatou Carneiro, informando que desde 2009 cerca de 10 estabelecimentos foram fechados em decorrência de vários assaltos.

Segundo Mosael Henrique, assessor da Secretaria de Defesa Social de Alagoas, a ronda policial pelo bairro do Jaraguá é constante, mas insuficiente para a ação de assaltantes. Argumenta, ainda, que a única medida a ser tomada para erradicar a violência na região é aumentando o efetivo policial, porém, tal medida parte do Governo do Estado.


Até que algo venha a ser feito para resolver a situação, comerciantes, trabalhadores e moradores do Jaraguá vivem no mundo da insegurança e do medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário