sexta-feira, 29 de abril de 2011

Professores do Cesmac farão doutorado na França

Yulia Amaral

Reunião com os professores no Cesmac
(Foto: Ascom/Cesmac)
Os professores do Centro Universitário Cesmac, Jorge Vieira, Luiz Cunha e Manoel Henrique, viajaram para a França na última quarta-feira (27), para defender teses em doutorados na Universidade Stendhal Grenoble III, localizada na cidade de Grenoble. O doutorado é resultado de Acordo de Cooperação Acadêmica que o Cesmac fez com a universidade em questão, tendo sido efetivado com liberação vinda da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Minas Gerais. A duração do curso é de três anos e as aulas acontecerão entre os meses de abril e junho. 

O professor Jorge Vieira, da Fecom (Faculdade de Educação e Comunicação), defenderá a tese “Textos midiáticos e representação identitária: a ressignificação dos povos indígenas do Sertão de Alagoas”, que se trata de estudar uma população que há dez anos era considerada extinta. Sobre a oportunidade de fazer doutorado no exterior, Vieira destaca: “É um sonho que realizarei, onde passarei por uma ótima experiência com outros povos, outras culturas. Voltarei com uma nova visão de mundo e tenho a missão de retornar com conhecimento necessário para contribuir com o crescimento do Cesmac, a formação dos alunos e com o desenvolvimento de Alagoas”.

A tese sobre “A mitogênese do Sertão nordestino: imagens literárias e imagens fotográficas”, será defendida pelo professor Luiz Cunha, também da Fecom. O professor pretende analisar com muito cuidado, estudo e dedicação, os fotógrafos e obras relacionados à sua tese. “Inicio uma fase de estudo e trabalho, mudanças e delimitações sobre o assunto que escolhi. Espero obter mais conhecimento e muitas informações importantes para a minha formação profissional”, falou, sobre a expectativa que possui a respeito do doutoramento.

Manoel Henrique, professor da FCSA (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas), é professor do curso de Teologia no Cesmac e o tema que ele escolheu para trabalhar é sobre  “As Linguagens Simbólicas da Fé: Prédicas, Ritos e Mitos”.

A coordenadora de Comunicação Social (Jornalismo e Publicidade & Propaganda) do Cesmac, Cristina Brito, considera maravilhosa essa experiência pela qual os professores passarão. Para ela, “o reconhecimento do trabalho e do potencial dos professores é muito importante para eles, para a Instituição e para os alunos, já que se trata de aprofundamento de pesquisa e do estreitamento de laços com uma Instituição conhecida e respeitada na Europa”.

O Cesmac, atualmente, ultrapassa a quantidade mínima de 30% exigida pelo MEC (Ministério da Educação) de professores mestres e doutores, requisito primordial para a capacitação e formação dos alunos da Instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário