sexta-feira, 15 de abril de 2011

É de Alagoas uma das maiores reservas nativas de pau-brasil do país

 Sítio do Pau-brasil, no município de Coruripe, representa a luta pela preservação e proliferação da espécie

A árvore pau-brasil
(Foto: Arquivo Usina Coruripe)

Luciano Barbosa

Numa área de aproximadamente 7.500 hectares, localizada em meio a um verde mar de canaviais, se esconde uma das maiores reservas nativas de pau-brasil do país, de acordo com dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). E é em território alagoano que se encontra esse santuário ecológico de preservação da espécie que originou o nome do Brasil, 511 anos atrás. Com exemplares que, segundo estimativas de técnicos ambientais, já chegam aos 400 anos de vida e a uma altura de 30 metros, o Sítio do Pau-brasil está localizado no município de Coruripe, há 86 km de Maceió, em terras pertencentes à Usina Coruripe, responsável pela conservação da reserva.

Segundo o supervisor de Gestão Ambiental da Indústria Sucroalcooleira, Allan Henrique Pedrosa, apesar de conter espécies à beira da extinção, o matagal era tido como uma floresta comum, sem proteção, até ser transformado em reserva de preservação ambiental, no ano de 2001, idéia do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, a partir da necessidade de recompor a mata ciliar e revitalizar a área degradada.

“Com a criação do Sítio do Pau-brasil, os espécimes ameaçados passaram a receber os cuidados e atenção adequados. Através da coleta de sementes e produção de mudas, nós multiplicamos o número de exemplares e ajudamos a diminuir a ameaça de extinção”, disse Pedrosa.

Além de servir para a proteção da “Caesalpinia echinata”, como é cientificamente conhecida a árvore do pau-brasil, a reserva é utilizada para realização de pesquisas científicas, projetos voltados à educação ambiental - em parceria com as prefeituras dos municípios de Coruripe, Feliz Deserto e outras cidades alagoanas, coleta de sementes e produção de mudas para recuperação ambiental, ações que fizeram a Unesco (Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura das Nações) conceder ao Sítio do Pau-brasil o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, outorgada a
centros de divulgação de idéias, conceitos, programas e projetos voltados à proteção da biodiversidade.

Fauna

O incontável número de exemplares de pau-brasil e de várias outras árvores nativas, como o ipê amarelo, ipê roxo, gameleira, jequitibá, dentre outras, transformou o espaço no ambiente ideal para sobrevivência de animais silvestres, também ameaçados de extinção, de acordo com Valdir Gomes Costa, coordenador de Gestão Ambiental.

Em meio ao vasto arvoredo de copa intransponível, a fauna se aflora de forma consistente, transformando o local em habitat para zabelês, quatis, paca, tatu, jaguatirica, papa mel, cutia, cobras de várias espécies, pássaros diversos, dentre outros.

“Na medida em que preservamos e recompomos a flora, automaticamente a fauna é beneficiada, pois existindo maiores áreas, os animais podem se deslocar em busca de alimentos e de acasalamento, encontrando condições favoráveis para a multiplicação das diferentes espécies”, exemplificou Costa.

Doação de mudas

Uma das principais ações do Sítio do Pau-brasil é a produção e doação de mudas das espécies nativas de mata atlântica. Segundo Allan Henrique Pedrosa, o objetivo das doações é a recuperação de ambientes florestais degradados e arborização de cidades. “Nós realizamos a coleta de sementes e produzimos mudas em grandes quantidades, para que os espaços florestais sejam ampliados, minimizando os efeitos do desmatamento provocado pela civilização”.

Ainda de acordo com Pedrosa, quem se interessar por mudas de pau-brasil e/ou outras espécies, basta entrar em contato com o setor de Gestão Ambiental da empresa, através do telefone: 82 3217-2800, ou enviar e-mail para os seguintes endereços:
 coruripe@usinacoruripe.com.br \ matriz@usinacoruripe.com.br.
Prêmios

O empenho em prol da preservação da flora e da fauna no Sítio do Pau-brasil resultou, ao longo de dez anos, em vários prêmios para a empresa. A Usina Coruripe é detentora de títulos como o ISO 14001, ferramenta criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar os riscos ambientais como parte de suas práticas usuais; Prêmio Ford de Conservação Ambiental; Prêmio Verde das Américas; Prêmio Verde do IMA,  Prêmio Destaque Ambiental, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário