quarta-feira, 13 de abril de 2011

Projeto une justiça à poesia em ambiente de trabalho

Yulia Amaral

Poesias penduradas no varal (Foto: Yulia Amaral)
O Projeto Justiça à Poesia foi idealizado e organizado por servidores do Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT/AL), integrantes da 3ª Vara do Trabalho de Maceió. Realizado na última quinta-feira de todo mês, antes do início das audiências, no hall da VT, o projeto acontece desde outubro do ano passado e apresentou a 6ª edição no último mês de março. Objetiva incentivar os talentos existentes no TRT/AL e humanizar o ambiente de trabalho, promovendo interação entre a Justiça Trabalhista e a comunidade.

Sendo um desdobramento do Projeto Papel no Varal, o Justiça à Poesia dispõe poesias de incógnitos e consagrados autores alagoanos, penduradas em varais por todo o ambiente, e são franqueadas a todos que prestigiarem o projeto. Além disso, apresentações culturais são feitas todas as edições, sempre com convidados diferentes, que cantam, tocam diversos instrumentos, interpretam e declamam, inclusive, literatura de cordel. A servidora da 3ª VT, Marta Angélica Martins, é a declamadora oficial do projeto.

O Justiça à Poesia já recebeu convidados como as escritoras Arriete Vilela e Clara Gawendo, o idealizador do Papel no Varal, Ricardo Cabús, o ator Chico de Assis, o frei José, o procurador aposentado Murilo Mendes, entre outros. A partir do projeto, nasceu a ideia de produzir um livro, também chamado “Justiça à Poesia”, que contemplará fotos e poesias de temas variados, feitas por servidorese, magistrados e demais operadores de direito do TRT/AL.

Como surgiu

O pontapé inicial aconteceu em julho de 2010, quando a então diretora da 3ª Vara do Trabalho, Sandra Salgado, presenteou a colega de trabalho, poeta e cronista, Simone Moura e Mendes com um blog, em homenagem ao Dia do Amigo, para incentivá-la a publicar suas produções literárias. “De um momento de descontração a outro, a servidora Marta Angélica Martins passou a declamar as poesias até então publicadas no blog, tanto minhas, quanto do então juiz titular da VT, Manoel Hermes de Lima”, relembrou Simone.

Equipe do projeto na 2ª edição
com a escritora Arriete Vilela
(Foto: Yulia Amaral)
“O projeto, na verdade, surgiu a partir de várias ideias que foram colocadas em prática”, acrescentou Simone. A iniciativa foi apresentada à presidente do TRT de Alagoas, desembargadora Vanda Lustosa, e incentivada instantaneamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário