segunda-feira, 11 de abril de 2011

Superando dificuldades

Roberta Lins

1ª etapa das Corridas de Rua
(Foto: Roberta Lins)
A Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal), em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), vem desenvolvendo o Projeto Superação, para inserção de crianças com deficiências visuais, físicas e paralisias cerebrais (PC), em atividades esportivas e de lazer. A iniciativa busca melhorar a qualidade de vida dos paratletas, ajudando na auto-estima e no convívio social, abrindo, ainda, outras possibilidades, uma vez que a maioria destas das crianças atendidas são das classes C e D. Iniciado na gestão de Gerônimo Ciqueira, o projeto vem sendo conduzido pelo atual presidente da Adefal, Luiz Carlos Santana. Os esportes praticados são o atletismo, o basquete e a natação.


A professora de Educação Física Elisângela Alves, que participa do projeto desde o início, disse que a intenção do projeto é fazer com que as crianças descubram o esporte mais cedo e tem como objetivo formar jovens atletas. É o caso da paratleta Adriely Teresa, que começou há menos de 3 meses e vem se destacando em sua modalidade. "Eu faço lançamento de dardo, disco e corrida", disse a atleta. Já para Daniel Alves, que teve paralisia cerebral, o esporte melhorou muito sua qualidade de vida e, tem levado ele a conhecer outros estados, como São Paulo e Brasília.

Em março deste ano, os paratletas que integram o projeto foram competir na etapa Norte-Nordeste Caixa de Atletismo, Natação e Halterofilismo. Competiram paratletas de todo o país. O paratleta George Mansel, 21 anos, bateu o recorde brasileiro no arremesso de peso, com a marca de 8,68m.

Para participar, as crianças são avaliadas por uma equipe multidisciplinar, entre psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, em seguida são encaminhadas para Educação Física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário