quinta-feira, 28 de abril de 2011

Evento da Abranet reúne provedores de internet do Nordeste

Míria Mical

Com o objetivo de debater a importância do papel dos Provedores de Internet na consolidação do PNBL (Plano Nacional de Banda Larga) em 2011, a Abranet (Associação Brasileira de Internet) realizou, nos dias 31 de março e 1º de abril, no Hotel Jatiúca, em Maceió, o evento “Desafios Atuais e Novas Oportunidades para os Provedores de Internet”, voltado a executivos, provedores e estudantes da área de tecnologia.

Palestra de Cláudio Santana,
na apresentação do PNBL, 1º dia de evento.
(Foto: Míria Mical)
O evento teve início com a palestra do diretor Comercial da Telebrás, Cláudio Santana Laranjeira, apresentando o PNBL, criado pela Telebrás, para ser uma operadora de internet no Brasil, visando a ampliação da cobertura de rede, a melhoria da infraestrutura de banda larga com a utilização das fibras ópticas, a inovação tecnológica com a criação de uma rede moderna com tecnologia de ponta, e principalmente a redução do preço da banda larga, aumentando a competição no setor.

O Plano Nacional de Banda Larga foi criado para oferecer internet de banda larga de fácil acesso à população, democratizando-a em lugares que outras operadoras não chegaram, ou ainda está em pouca escala. Serão disponibilizadas as empresas cadastradas (Provedores), serviços de conexão à internet em banda larga por meio de provedores certificados pela Telebrás, com segurança estratégica da rede, e suporte de custos diferenciados aos do mercado e uma rede de última geração. O Governo Federal cedeu 30.803km de fibras ópticas pelas concessionárias de energia e gás; com distribuição nas regiões Sudeste, Nordeste, Sul, Rede Norte I, Rede Norte II, e 322 pontos de presença (Pops). A meta de curto prazo é beneficiar mais de 4.000 municípios com o PNBL em 2011 com previsão para iniciar em Agosto. Em 2014 a meta é alcançar 27 capitais, 4.283 municípios, e mais de 30.803 km de extensão.

Estande da empresa Furukawa,
fabricante de fibra óptica em cápsulas para todo o mundo.
(Foto: Míria Mical)
Com o plano, o provedor poderá reduzir os custos com serviços de telecomunicações, onde 1mb terá o valor de R$ 230,00 mais impostos, conseguindo diminuir o valor em 1.000 %, colocando uma internet mais rápida e em menor valor para o cliente, gerando empregos e arrecadação para o município. A ampliação da capilaridade e abrangência dos Backbones, o compartilhamento de infra-estruturas e suporte a programas de inclusão digital, são outros benefícios oferecidos pelo plano, possibilitando às empresas clientes que não eram alcançados.

Segundo Edney Paixão, diretor regional do Nordeste da IB Telecom, o “evento foi idealizado visando atender não apenas as capitais, mas sim os interiores, pois o projeto prioriza a inclusão digital. Maceió foi escolhida para sediar o evento por estar próxima a várias capitais do Nordeste, facilitando o acesso aos provedores. O intuito foi trazer informação às empresas para dar ao cliente serviço de qualidade, mostrar aos pequenos empreendedores do estado, provedores de internet que oferecem o serviço em fazendas, distritos e lugares de difícil acesso como trabalhar da forma correta e como conseguir recursos para trabalhar”.

Estande da empresa Infoshop,
distribuidora wireless do Brasil.
(Foto: Míria Mical)
Durante os dois dias do evento, foram realizadas palestras sobre a implantação de tecnologia IPv6, instalação e gerenciamento de equipamentos GEPON (Gigabit Ethernet PON), correto dimensionamento de redes wireless e até mesmo o papel do BNDES no apoio ao setor de telecomunicações. Empresas fabricantes e distribuidores de equipamentos em telecomunicações como: fibra óptica, rádio, torres para provedores do Brasil e do exterior, como a IB Telecom, Agora, Furukawa, HP, Rápido Infoshop, entre outras, participaram com estandes, palestras informativas, comerciais e técnicas.

Com foco na Tecnologia, na inovação, no respeito ao cliente e no atendimento de qualidade, as mais de 300 pessoas que participaram de 270 empresas do ramo, saíram satisfeitas com a iniciativa deste evento, que deverá ser realizado em algumas regiões do país, atendendo assim a todos que precisam conhecer melhor o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário