terça-feira, 5 de outubro de 2010

O que os olhos não veem em...

Fabyane Almeida
Foto: Fabyane Almeida

Com o objetivo de incentivar um olhar diferente que o cotidiano não consegue ver, os alunos do 2° período do curso de Jornalismo apresentaram na última sexta-feira (24), no pátio da Faculdade de Educação e Comunicação do CESMAC (Fecom), os trabalhos da disciplina Conhecimento Científico em Comunicação.

Os trabalhos foram coordenados pelo professor Zoroastro Neto, que proporcionou aos alunos o desafio de estarem inseridos no contexto da pesquisa, porém de uma forma didática. “A idéia desse trabalho era que cada grupo pesquisasse sobre um bairro e realizasse qualquer tipo de registro histórico, gastronômico ou cultural”, disse Zoroastro Neto.

Centro, Pajuçara, Bebedouro, Jaraguá, Jacintinho, Trapiche, Ponta Grossa, o município de Capela e a praia do Frances, foram os escolhidos pelos 35 alunos que desenvolveram a pesquisa e apresentaram em diversas formas como: banneres, fotografias, vídeos-documentários e depoimentos.

Para o estudante Marcel Vital, que apresentou o trabalho sobre o bairro da Ponta Grossa, destacou que essas oportunidades são de extrema importância. “A minha equipe apresentou em forma de vídeo-documentário. Nós escolhemos a Ponta Grossa porque é conhecido como um bairro violento, onde as pessoas vivem amedrontadas com a violência. Nós buscamos algo diferente e conseguimos mostrar que mesmo sendo um bairro descriminado, também possui pontos positivos e várias curiosidades”, explicou o estudante que disse ter perdido o medo e ao mesmo tempo conseguiu ampliar o conhecimento sobre o bairro.

Ainda segundo Zoroastro Neto, “As apresentações foram muito além das minhas expectativas. Eles desenvolveram toda a estrutura da pesquisa, colheram dados e transformaram em resultado na prática. Todos tiveram um resultado positivo, se envolveram com o trabalho e isso me deixou muito feliz”, completou o professor.

Um comentário:

  1. Parabéns aos alunos do 2º período de Comunicação Social 2010/2! Reapresentação no próximo dia 14, às 18h30, no 3º Congresso Cesmac! VALEU!

    ResponderExcluir