terça-feira, 5 de outubro de 2010

Em outubro, Cine Sesc 19h traz filmes sobre história, política e educação

Com entrada franca, a programação traz os filmes Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá, Terra Estrangeira, Pro Dia Nascer Feliz e Entre os Muros da Escola

Ascom SESC AL

Para pôr em debate as relações existentes entre a história, a política e a educação, o Sesc Alagoas realiza, através do Cine Sesc 19h, uma mostra de filmes sobre o tema. As exibições acontecerão durante as quintas-feiras de outubro (07, 14, 21 e 28), sempre às 19h, no Teatro Sesc Jofre Soares (Sesc Centro), com entrada franca.

A mostra História, Política e Educação traz quatro filmes: Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá, Terra Estrangeira, Pro Dia Nascer Feliz e Entre os Muros da Escola.

Dirigido por Silvio Tendler, Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá trata do processo de globalização com base no pensamento do geógrafo Milton Santos, que, por suas ideias e práticas, inspira o debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo.

Terra Estrangeira, de Walter Salles e Daniela Thomas, um filme de ficção, mostra, através da desolação de diversas pessoas, as consequências e o caos após o confisco da então Era Collor.

Dirigido por João Jardim, diretor do cultuado documentário Janela da Alma, Pro Dia Nascer Feliz traz, através de uma investigação do relacionamento do adolescente com a escola, questões comuns a qualquer adolescente dentro do ambiente escolar, como a desigualdade social e o impacto da banalização da violência no desenvolvimento de muitos desses jovens.

Entre os quatro filmes que compõem a mostra, Entre os Muros da Escola é o único que não é dirigido por um brasileiro. O longa-metragem francês, vencedor da Palma de Ouro em Cannes (2008), tem a direção assinada por Laurent Cantet. Embora o tema não seja inédito no cinema, o filme retrata de forma cuidadosa como pode ser complexa a relação entre alunos e professores, mostrando as razões de cada lado. Por essa razão, sempre que é exibido cumpre seu papel: o de estimular a reflexão e o debate entre os espectadores.

SERVIÇO

Cine Sesc 19h – Mostra História, Política e Educação
Data: 07, 14, 21 e 28 de outubro
Local: Teatro Sesc Jofre Soares, Sesc Centro (Rua Barão de Alagoas, 229, Centro)
Horário: 19h
Entrada franca
Mais informações: 0800 284 2440 e 3326-3133

Nenhum comentário:

Postar um comentário