quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Eleições: segundo turno mais tranquilo

Edberto Ticianeli

Mesmo com a crescente troca de acusações entre os candidatos Ronaldo Lessa (PDT) e Teotonio Vilela (PSDB), o segundo turno das eleições em Alagoas promete ser mais tranquilo. Pelo menos é o que espera o presidente do TRE/AL, desembargador Estácio Gama, que classificou como coisa do passado as grandes crises políticas e avaliou como natural os pedidos de tropas federais.

O Exército estará presente em Roteiro, São Luiz do Quitunde, Jequiá da Praia, Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres, Batalha, Jacaré dos Homens, Minador do Negrão e Boca da Mata. A Secretaria de Defesa Social também divulgou o planejamento para o dia 31 de outubro, quando distribuirá 9 mil policiais militares e civis em todos municípios alagoanos.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dário César divulgou que a PM vai atuar com 7.479 policiais. A região metropolitana de Maceió será policiada por 4.075 militares, enquanto 3.404 estarão no interior. Já o delegado-geral da Polícia Civil, Marcílio Barenco, vai distribuir 1.310 profissionais da segurança nas 13 regiões em que dividiu o estado.

Fraude

O fato novo dos últimos dias de campanha foi a representação que o PDT apresentou ao TRE/AL por suposta fraude nas urnas eletrônicas. De acordo com o partido de Ronaldo Lessa, teria havido um crescimento acentuado de votos rápidos no final da votação do primeiro turno. Isso teria acontecido em 1.065 seções, conforme os espelhos de boletins das urnas, que anotaram algumas votações com cerca de 40 segundos, entre as 16h e 17h.

O desembargador Estácio Gama encaminhou a denúncia ao Ministério Público Eleitoral (MPE), mas fez questão de frisar que esse tipo de problema tem que ser resolvido pelo partidos quando fizerem as fiscalizações das seções. "Os partidos reclamam dessa situação, mas eles devem colocar fiscais e a reclamação deve ser formalizada no primeiro turno e não no segundo turno", orientou o presidente do TRE/AL.

O PDT quer que o TRE convoque os mesários das 1.065 seções que apresentaram esse comportamento e cobre esclarecimentos. O partido denuncia que esses votos podem alterar significativamente o resultado das eleições. A coordenação de campanha de Lessa informou que está investindo para ter uma fiscalização mais efetiva no segundo turno.

Horário de Verão

O horário de votação no segundo turno será o mesmo do primeiro, entre as 8h e 17h. O esclarecimento foi dado pelo desembargador Estácio Luiz Gama de Lima, já que havia dúvidas se o horário de Alagoas teria que ser adaptado ao Horário de Verão adotado no Centro-Sul do País.

O TRE/AL também explica que é garantida, aos componentes das mesas receptoras de votos, das Juntas Apuradoras e dos escrutinadores, a dispensa do serviço pelo dobro dos dias da convocação oficial, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer vantagem. Para isso é necessário somente a declaração expedida pela Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário