quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Semana de Comunicação Alternativa movimenta a Fecom

Victor Brasil
Com informações do CA Graciliano Ramos

Os estudantes de jornalismo vão ter a oportunidade de compreender as novas perspectivas de se pensar comunicação. O tema será debatido, na teoria e na prática, na Semana de Comunicação Alternativa, que está sendo realizada desde a noite de ontem, e prossegue até a próxima sexta-feira (29) na Fecom.

A iniciativa do Centro Acadêmico Graciliano Ramos tem como objetivo destacar a importância da participação dos estudantes na busca pela revolução da sociedade com a transformação da educação, da qualidade de formação dos comunicadores e da representação popular na comunicação.

Em um espaço diferente do das salas de aula, os estudantes do 1º e 2º período de jornalismo do Cesmac, vão dar continuidade ao objetivo do movimento pela democratização da comunicação, que busca construir um modelo de comunicação que seja plural e socialmente referenciado se alternando a comunicação hegemônica.

A semana vai contar com oficinas práticas que vão resultar em produções para web, TV, impresso, rádio e fotojornalismo. Confira a programação:

Quarta-feira: Discussão da produção integrada, que agrega teoria e prática, ideologicamente importantes para o exercício da comunicação social.

Grupos de Discussões:
MECOM: Coletivo de Comunicação
DEMOCOM: Elida Miranda
QUALIDADE DE FORMAÇÃO DO COMUNICADOR: Fran Ribeiro

Quinta-feira: Os participantes irão escolher dentre os temas debatidos nos grupos de discussão sobre o qual irão produzir, com exceção de TV e fotografia que farão cobertura da semana.

OFICINA DE IMPRESSO - Facilitadora: Socorro
OFICINA DE WEB - Facilitadores: Silvia Falcão e Afrânio (estudante do 3º período.)
OFICINA DE VÍDEO - Facilitador: Rachel Fiuza
OFICINA DE RÁDIO - Facilitador: Humberto
OFICINA DE FOTOGRAFIA - Facilitador: Luis Cunha

Sexta-feira: Socialização dos resultados obtidos nas oficinas. Apresentação musical com Karine Moura e João Daniel.

6 comentários:

  1. Que ótimo que o blog fez uma cobertura da Semana de Comunicação Alternativa SaCA,ficamos muito contentes com a repercussão. PORÉM o principal foi omitido, o fato de a semana ter sido realizada pelo Centro Acadêmico de Cominicação Social Gracilianos Ramos - Gestão Grupo Alterando as Estruturas e NÃO pela FECOM e sua coordenação, como a matéria dá a entender em seu título. É importante ressaltar isso para que se compreenda a necessidade de uma entidade que realmente visa o interesse dos estudantes de forma representativa legítima. Para que fique bem claro o quanto trazer uma discussão concreta e de vivência sobre sociedade é fundamental num curso que forma comunicadores SOCIAIS. E este é um dos papeis do Centro Acadêmico, que infelizmente não foi se quer lembrado no texto :(!

    ResponderExcluir
  2. Qualquer reclamação pode ser feita também, diretamente para os editores do blog, no cesmacinfoca@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Fernando, posso falar como um dos idealizadores da SaCA, junto com você e todos que fazem parte do CAGR, que a FECOM (coordenadores e diretores) nem apareceu no evento. É revoltante ver que todo trabalho e luta foi creditado por um desatento (prefiro acreditar nisso, mesmo sabendo que não foi esse o motivo) “jornalista” a instituição que nem se fez presente nesse momento tão importante para os “calouros” de Comunicação Social. E por um lado FICO TRISTE de saber que O BLOG ( escrito por alguns alunos) da minha instituição NÃO RECONHECEU O TRABALHO ESFORÇADO do CAGR e colaboradores do 3° período, já que sempre foi nítido que a SaCA era de total responsabilidade e autoria do CAGR, buscar as informações básicas é essencial para que uma “meteria” tenha alguma credibilidade. Começar a carreira assim não é nada bom, que pena, né?

    ResponderExcluir
  5. A Semana de Comunicação Alternativa - SaCA como ressaltou o autor da matéria desenvolveu dentro da FECOM uma discussão muito importante sobre o real papel da faculdade dentro da vida do acadêmico. Foi proposta do Centro Acadêmico Graciliano Ramos-C.A.G.R [Gestão Alterando as Estruturas] que a universidade deve ter o dever de garantir a prática aos estudantes, assim,os membros do C.A. eleitos no ano passado juntamente com um grupo de alunos colaboradores, no qual me incluo, trabalhou incansável e exaustivamente pela realização de uma semana que objetivou mostrar que é possível uma discussão que gere um novo modelo de comunicação, e que esta desde já ocorra para além dos limites de uma sala de aula.

    Como aluna e colaboradora do C.A.G.R, por entender que os acadêmicos de comunicação tem por obrigação participar da luta promovida pela gestão, quero ressaltar que infelizmente até o presente momento a matéria feita sobre a SaCA e que deu a entender a realização da mesma pela coordenação da faculdade não teve a devida correção como esperam todos que trabalharam durante os dias 26,27,28 e 29.
    Esperamos ansiosos que os alunos saibam quem realmente promoveu o evento e que nosso trabalho seja lembrado.

    ResponderExcluir
  6. Ressalto que levamos o projeto da Semana a coordenação da FECOM que se dispôs a liberar alunos, equipamentos e cinemateca para a realização do evento.
    Não existiu por parte daqueles que respondem efetivamente pelo C.A.G.R intenção de questionar a conduta do blog ou do autor da matéria, esta que representou um resumo correto do que iria acontecer durante a SaCA.
    Foi de nossa intenção requerer tão somente uma correção que enfatiza-se o C.A como idealizador do evento. Fato que corresponde a realidade.
    Sabendo que a correção não iria ocorrer de forma tão rápida, entendendo como a produção do blog funciona, utilizamos o twitter para corrigir perante os acadêmicos que nos seguem o crédito da realização dessa semana tão importante.

    No mais comunico que a todos foi repassado o pedido de desculpas, enviado pela prof. Silvia Falcão ao Coordenador Geral do C.A-Fernando Nunes, pelo erro.
    Nos desculpamos se nossos comentários no twitter deixaram algum tipo de impressão ERRADA.

    Ainda esperamos ansiosos a correção, que certamente será feita na aula de hoje terça,09, assim como lembrado pela prof. Silvia Falcão. E esperamos manter sempre um canal aberto entre C.A e produção do in foca tão importantes para os estudantes.

    ResponderExcluir