quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Estudantes do curso de História da Fecom promovem Semana da Consciência Negra no Cesmac

Natália Souza

O pátio da Faculdade de Comunicação (Fecom) do Cesmac se vestiu de preto na noite da última terça-feira,16. Alunos de diversos períodos do curso de história, coordenados pelo professor Zezito de Araújo, deram início à Semana da Consciência Negra do curso de História do Cesmac, que tem como principal objetivo, levantar questionamentos sobre a situação do negro no Brasil, levando em consideração o aspecto histórico e a realidade contemporânea na qual vivemos.

Visando desmistificar conceitos preconceituosos que negam a presença dos afro-descendentes na construção do Brasil, o grupo de futuros historiadores partiu do viés e de recortes como a Mão Afro-Brasileira, destacando a contribuição e participação de comunidades afro-brasileiras, desde o período colonial até a atualidade, do ponto de vista artístico.

“É preciso que haja um reconhecimento da potencialidade dos povos afro-brasileiros nas artes plásticas brasileiras”, comentou o professor Zezito Araújo.

Outro viés abordado pelos estudantes do curso foi quanto à questão da cosmogonia das religiões afro-brasileiras, através da exposição de fotografias e ilustrações de entidades e deuses que já foram, inclusive, temas de novelas, peças de teatro e obras literárias, como Iemanjá, Oxum, Nagoya, Xangô, Exu, entre outros.

De acordo com o estudante do 1º período do curso de história, Thiago Lima, é de grande relevância a realização da mostra para a conscientização sobre a riqueza da cultura afro.

“Dia 20 é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, e essa mostra possibilita, além de aprofundarmos nossos conhecimentos, uma integração com os outros alunos para que eles possam entender o verdadeiro sentido deste dia”, comentou.

“A cultura afro-brasileira é muito rica em histórias e personalidades. É impossível falar da cultura afro-brasileira e não lembrar de Zumbi. O primeiro e grande herói brasileiro reconhecidamente enquanto vivo”, completou Thiago.

A abertura da Semana da Consciência Negra do curso de História do Cesmac, ainda contou com uma palestra sobre “O pensamento da elite alagoana, a partir da presença negra em Alagoas”, proferida pelo professor e doutor Sávio Almeida.

A programação, que segue durante a semana, contará ainda com palestras, painéis, mostras de vídeos, e mostras de diversos ritmos afro-brasileiros como hip-hop, samba, encerrando a semana, na sexta-feira, como uma apresentação de um grupo de capoeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário