sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Eleições na Fecom

Estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Cesmac vão escolher nova coordenação do Centro Acadêmico Graciliano Ramos

Edberto Ticianeli
Foto: Divulgação

“Infelizmente só houve a inscrição de uma chapa”. A constatação é de Viviane Aline dos Santos, uma das componentes da Comissão Eleitoral encarregada de conduzir o processo de eleição da nova gestão do CAGR. Aluna do 2º período de Publicidade e Propaganda, Viviane afirma que passou a achar importante a organização dos estudantes quando participou da Semana da Comunicação Alternativa. “Foi uma boa iniciativa do CA”, elogia.

Segundo a representante da Comissão Eleitoral, com o encerramento das inscrições de chapa começa o período de campanha, que vai até o dia 17 de novembro, quando será realizado um debate. No dia 18 acontece a eleição entre às 18h30min e 21h30min, com apuração e divulgação do resultado às 22h. A nova coordenação tomará posse no dia 19 de novembro. Viviane Aline orienta que os alunos devem portar um documento de identidade para se habilitarem a votar.

Cursando o 3º período de Jornalismo, Fernando Nunes é um dos coordenadores da única chapa inscrita, a Alterando as Estruturas. Ele avalia que a atual gestão fez um bom trabalho, que merece ter continuidade. “Queremos manter um diálogo aberto com os estudantes, principalmente trazendo a ideia de que o comunicador social tem uma atuação mais ampla na sociedade. Vamos lutar pela democratização dos meios de comunicação e combate as opressões, tudo em conjunto com a Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação. É preciso que o futuro comunicador social tenha essa discussão para poder chegar ao mercado de trabalho se reconhecendo como pessoa importante para a sociedade”, diz.

Fernando Nunes identifica que a estrutura do curso de Comunicação Social do Cesmac é boa, mas subutilizada. ”Ela nos permite fazer muito mais do que é feito hoje. Nós temos bons laboratórios com bons equipamentos. Lamentavelmente isso só é utilizado para atividades em sala de aula. É preciso que o estudante consiga praticar aqui também, por exemplo, com um jornal laboratório. Não podemos ficar somente sendo explorados nos estágios”. Fernando avalia que um jornal laboratório não pode ser restrito a uma única disciplina, mas deve ser utilizado pelos estudantes durante todo o curso.

A chapa Alterando as Estruturas propõe ainda a criação de um Núcleo de Produção Integrada, para que todo o material produzido pelos alunos da Fecom seja veiculado nas mídias da faculdade. Fernando Nunes esclarece que a proposta do grupo é a de conduzir as reivindicações de maneira pacífica. “Sempre procurando o diálogo para conseguirmos bons resultados” conclui.

Eleitores

O curso de comunicação social do Cesmac tem 270 estudantes aptos a votar, segundo informa a professora e coordenadora do curso, Ana Cristina Brito. A chapa Alterando as Estruturas tem demonstrado preocupação com o baixo interesse dos alunos pelo processo eleitoral, a exemplo da assembléia do dia 5 de novembro, que teve pouca participação dos estudantes na aprovação da comissão e do calendário eleitoral.

O distanciamento dos estudantes em relação ao movimento estudantil pode ser notado na indiferença de Edberg Calheiros, do 7º período de Publicidade e Propaganda, que mesmo reconhecendo a importância da organização estudantil, não se sente estimulado a participar. “Eu acompanhava as gestões anteriores, agora eu não sei quem faz parte, nem o que eles fazem. Não vejo nada realizado pelo CA. Só lembrei que existia movimento estudantil por aqui quando vi a convocação para a assembléia para definir detalhes da eleição”, diz Edberg Calheiros.

Lucas Tenório, do 4º período de Jornalismo, também reconhece o CAGR como importante para os estudantes, mas cobra uma atuação maior em defesa dos alunos. “Lamentavelmente, não estou vendo muito empenho. Veja a questão da segurança: aqui tem duas catracas que não servem para nada. Qualquer pessoa pode entrar aqui e a gente não sabe se é estudante. Pode haver assalto”, reclama. Ele informa ainda que não estava sabendo das eleições, mas revela que vai participar.

A estudante Mariana Lins, do 8º período de Jornalismo, também declara que não tinha nenhuma informação sobre as eleições. “Eu não tenho visto nenhum trabalho desse Centro Acadêmico, não sei quem compõe essa gestão e nem vejo eles conversando com os estudantes sobre as nossas reivindicações”, critica. A Comissão Eleitoral aceita como natural os questionamentos, mas acredita que no período de campanha vão surgir os esclarecimentos e que, ao final, os estudantes vão participar das eleições no dia 18 de novembro, fortalecendo o Centro Acadêmico Graciliano Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário