quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cesmac homenageia Elinaldo Barros com Cinemateca

Edberto Ticianeli
Foto: Nil Oliveira – Ascom

A Faculdade de Educação e Comunicação do Cesmac inaugurou, na noite desta quinta-feira, 26, a Cinemateca Prof. Elinaldo Barros. Ela vai funcionar no auditório da Fecom, que recebeu telão e equipamento de projeção fixos. O documentário O Catador de Fotogramas, de Pedro da Rocha, foi a primeira exibição da Cinemateca, que também foi palco do lançamento da segunda edição do livro Panorama do Cinema Alagoano, uma das obras do prof. Elinaldo Barros.

Após o descerramento da placa alusiva à inauguração, o homenageado foi saudado pelo vice-diretor do Cesmac, prof. Douglas Apratto, que destacou a militância política e cidadã de Elinaldo Barros e o seu engajamento, que ajudaram a formar várias gerações de admiradores da arte do cinema. Douglas Apratto lembrou ainda que “se nós temos o Cinema de Arte em Alagoas, é pelas virtudes de educador do prof. Elinaldo”.

Aplaudido de pé durante minutos, Elinaldo Barros iniciou os seus agradecimentos, contando que foi o Cine Lux o responsável por sua paixão pelo cinema. Ele lembrou que, quando criança, aproveitava todas as tarefas fora de casa para ir até a porta do cinema: “Não me cansava de olhar os mesmos cartazes por diversas vezes”. Como crítico de cinema, o homenageado fez questão de esclarecer que prefere os filmes que fazem pensar, mas que também sabe ver qualidades nas produções cinematográficas que utilizam os efeitos especiais como atrativo.

Elinaldo Barros falou ainda do problema de saúde que o afastou das salas de aula, mas disse que, mesmo com limitações, continua produzindo a sua crítica de cinema para rádio e TV, e que decidiu tomar como lema de vida um trecho da música de Ivan Lins: “desesperar, jamais”.

Ao final da cerimônia, a coordenadora do curso de Comunicação, profa. Ana Cristina Brito, entregou uma placa a Elinaldo Barros e distribuíu, por sorteio, alguns exemplares do livro lançado.

Um comentário:

  1. Mais do que bela, a homenagem foi emocionante. E eu ainda fui um dos sortudos do dia, tive a honra de levar para a casa um livro autografado deste grande mestre do cinema alagoano!

    ResponderExcluir