quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Novos alunos visitam laboratórios da Fecom

Natália Souza
Fotos: Victor Brasil

Alunos do primeiro período do curso de Comunicação Social do Cesmac (lê-se Jornalismo e Publicidade e Propaganda) participaram na última quinta-feira, 5, de uma visita aos laboratórios da Faculdade de Educação e Comunicação (Fecom).
Guiada pela professora Silvia Falcão, a turma dos recém-chegados foi a segunda a se beneficiar com a iniciativa na instituição.

A equipe do Cesmac InFoca pegou uma carona nesse tour institucional e registrou as impressões e expressões de olhares curiosos diante do novo ambiente.
A primeira parada foi o Laboratório de Fotografia, onde a turma foi recepcionada pelo assistente fotográfico Nildomar Oliveira, que explicou um pouco sobre a história e evolução da fotografia, processo de revelação – com direito a ambiente escurecido e a famosa luz vermelha -, e assuntos que serão abordados nos períodos seguintes. Os alunos puderam conferir o acervo de equipamentos fotográficos analógicos e digitais.
O estudante Carlos Alberto Mendes de Moraes, do curso de publicidade, revelou que está ansioso para começar as disciplinas fotográficas.“O laboratório surpreendeu as minhas expectativas. Eu fiquei com vontade de aprofundar os conhecimentos sobre fotografia”, disse.

O segundo laboratório visitado foi o de rádio. A turma pôde conferir trabalhos de alunos de outros períodos, bem como exemplificação de sonoras, entrevistas, vinhetas e programas de edição de áudio, explanados pelo operador técnico Jorge Martinho. No final, os estudantes ainda ensaiaram uma descontraída “entrevista” entre Carolina Machado e Ricardo Carvalho, do curso de jornalismo e publicidade, respectivamente. Os alunos conheceram também o Laboratório de Televisão, onde é gravado o Informativo Cesmac.

Questões como a reserva de horário do laboratório, utilização dos equipamentos e dinâmica na ilha de edição, foram abordadas pelo cinegrafista e editor técnico Deninho Ferreira. No final das explicações os alunos aproveitaram para eternizar o momento com fotos da turma na bancada do laboratório. Confira:

Por fim, foram visitados os laboratórios de informática.
Carolina Machado foi categórica ao relatar a receptividade da faculdade aos “calouros”.
“Todos os laboratórios são bons, adorei a acústica do estúdio de rádio. Já sou formada em Relações Públicas e admito que nunca tinha sido tão bem recebida em um ambiente educacional”, revelou.

“Estou muito feliz com a realização dessa visita institucional, pois assim colocamos os nossos alunos em contato com os espaços destinados a produção da prática. Às vezes os alunos chegam à faculdade e não sabem onde fica a coordenação ou um laboratório. Essa integração é importante para que eles possam desde o início ter a noção exata de tudo que o curso oferece aos seus alunos”, salientou a professora Silvia, que não perdeu tempo e já foi solicitando dos alunos um relatório sobre o “tour” pedagógico para a próxima aula de Jornalismo e Sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário