quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Estudantes de jornalismo do Cesmac ganham Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual

Manuelle Moreira e Luiz Gustavo Sales irão produzir o curta-metragem “O Matuto Zé Cará"

Laíse Moreira
Ilustração: Weber Salles Bagett

Os estudantes de jornalismo, da Faculdade de Comunicação e Educação do Cesmac – Fecom, Manuelle Moreira e Luiz Gustavo Sales, conquistaram o primeiro lugar do Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) (http://www.cultura.al.gov.br/), através do Programa Olhar Brasil – Núcleo de Produção Digital de Alagoas.

O cordel “O Matuto Zé Cará” de Jorge Calheiros foi o escolhido como tema pelos estudantes para o projeto do curta-metragem. O curta irá contar a história de um pescador com nome de peixe, que nasceu e foi criado no município de Coruripe em Alagoas.

Segundo Manuelle Moreira o projeto do curta foi a primeira tentativa de participar de um prêmio voltado para o audiovisual. “Nós já estávamos de olho em todos os editais de audiovisual, e estávamos preparando um para o Banco do Nordeste, quando o da Secretaria de Cultura de Alagoas saiu. Agora é a oportunidade de colocar nossos esforços e nos especializar em cinema”, disse ela.

O concurso teve 13 projetos inscritos e cinco foram premiados: “O Matuto Zé Cará”, de Manuelle Moreira Gouveia Santos, “Aquarela”, de Lúcia Maria de Fátima Rocha, “De Amor e Outros Crimes”, de Pablo Lins Casado, “Guerreiros de Jorge” de Marco Aurélio de Oliveira Costa e “KM 58″ de Weber Salles. Três foram escolhidos como suplentes: “Sol Encarnado”, de Pedro da Rocha Oliveira Produções, “Alvorecer de Um Sonho” da Associação dos Artistas de Massaranduba e “Quentura”, de Marcelo Cabral de Araújo Jacques Gonçalves.
 
O PRÊMIO

Cada curta-metragem terá três meses para ser concluído e deverá ter entre 7 e 15 minutos de duração. A premiação foi de 15 mil para cada um dos cinco colocados, no valor total de 75 mil. Os recursos são do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FDAC). Além da premiação em dinheiro, cada projeto contará também com a disponibilidade de um kit digital, um conjunto de equipamento com uma plataforma de alta definição.

“Esse é o primeiro premio de incentivo para a área do Estado. Da concretização dele, podemos lançar o curta para concorrer vários prêmios. Foi muito importante ter ganho esse prêmio, pois estamos realizando um dos vários objetivos que temos em mente e ganhando o primeiro lugar nos fez perceber que estamos no caminho certo. Agora é só trabalhar em outros projetos para que eles também virem realidade”, contou Manuelle Moreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário