quarta-feira, 18 de maio de 2011

Professor Dawison Calheiros incentiva alunos a produções culturais Alagoanas

Míria Mical

Cenas do espetáculo "O cão do meu distrito", 
no Teatro Sesi, em Maceió.
(Foto: Míria Mical)
Dando incentivo à cultura, o professor universitário do Cesmac, Dawison Calheiros levou na quarta- feira (27), seus alunos de administração, publicidade e jornalismo, ao espetáculo “O cão do meu distrito”, do grupo teatral dos Correios em Alagoas, Cartada Inicial, realizado no Teatro Sesi, no bairro da Pajuçara. Escrita por Valda Feijó, na direção geral de Glauber Teixeira, o espetáculo com texto institucional tem agradado a todos os públicos e também ajudado instituições carentes.

Com sete personagens e um enredo bastante cômico, a peça mostra o dia-a-dia do carteiro, que trabalha em um bairro da cidade, onde um cão brigão o atormenta todas as vezes que ele se aproxima. O melhor amigo do homem é historicamente inimigo do carteiro, e a peça retrata esse contexto de uma forma leve e divertida com uma linguagem tipicamente nordestina e humor peculiar dão um toque especial a trama, numa história de amor e ódio entre cão e carteiro. Para Valda Feijó, escritora da peça e funcionária dos Correios, o cotidiano das atividades do carteiro é tão rico de emoções que daria para escrever muitas outras peças, a primeira escrita por ela foi “O carteiro apaixonado” com foco ao lado sentimental dos carteiros.

O grupo Cartada Inicial, existe há 18 anos, com patrocínio de colaboradores de diversas áreas dos Correios no Estado, executando produções culturais internas e externas como as peças “O carteiro apaixonado”, “O auto da Cobiça” e agora “O cão do meu distrito”. Segundo Glauber Teixeira, diretor geral do espetáculo, este não é só mais um espetáculo e sim uma mostra de que, quando se tem um objetivo e acredita uns nos outros tudo se transforma e acontece da melhor forma possível.

O professor universitário, Dawison Calheiros, há seis anos leva seus alunos ao teatro, apoiando as companhias teatrais alagoanas. Além de ajudar as instituições carentes, com a arrecadação de alimentos, seu objetivo é plantar uma semente para que os alunos que foram pela primeira vez com ele possam continuar indo ao teatro nos próximos anos, valorizando a cultura do estado. Marcos André, estudante de jornalismo, achou bastante importante o incentivo do professor para freqüentar ambientes artísticos como o teatro, com produções alagoanas, e principalmente quando traz uma questão social ajudando as instituições.

Ao final da apresentação, o ator Marcos de Jesus, que interpreta o cão “Huck”, disse estar bastante feliz por atingir o seu objetivo, que é de entreter as pessoas. Este projeto é bastante interessante porque além de divulgar a empresa, arrecada alimentos e ainda deixa o público feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário