segunda-feira, 16 de maio de 2011

Prefeitura inicia Projeto Viva a Vila

Projeto oferece oportunidades
para comunidades carentes.
(Foto: Divulgação)
Roberta Lins


A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, lança o Projeto Viva a Vila, que será realizado na Vila Olímpica Lauthenay Perdigão. Oferecendo para as comunidades carentes do Village Campestre II e bairros vizinhos a oportunidade de participarem de atividades físicas com profissionais qualificados.
As atividades tiveram início neste mes de maio e se estenderão até dezembro. Participam deste projeto: crianças de 10 a 12 anos, adolescentes de 15 a 17 anos, jovens e adultos. Para os deficientes, é aberto a qualquer faixa etária.  As turmas divididas por idade,  terão no máximo quarenta alunos nos esportes coletivos, vinte nos esportes individuais e na ginástica, serão trinta alunas. As modalidades oferecidas são: Atletismo, Atletismo para Deficientes, Escolinha de Futebol de Campo, Judô, Judô para Cegos, Vôlei de Praia, Futevôlei, Ginástica, Clube de Caminhada e Corrida, Tênis de Mesa, Jogos de Tabuleiro, Futsal, Basquetebol e Handebol. Para participar, basta fazer parte da comunidade, ter a idade para a modalidade desejada e estar em dia com a escola.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Gustavo Toledo, o projeto vem pra massificar o esporte no município e tirar os jovens da condição de risco social.

A professora de Educação Física e Divisão de Apoio a Atletas Deficientes, Elisângela Alves, destaca a importância do projeto para os deficientes, já que nos bairros vizinhos à Vila Olímpica existem cerca de 20 deficientes que não exercem atividade física. "Para aqueles que nunca praticaram nenhum esporte, garanto que não terão nenhuma dificuldade. Logo, os deficientes é que se adaptam ao esporte e não o esporte a eles", disse ela.

Além da participação das crianças e dos jovens, os pais também poderão participar de algumas modalidades como a ginástica para mulheres e a caminhada orientada para ambos, assim, eles acompanharão de perto o desenvolvimento dos seus filhos.

Buscando parcerias com outras secretarias do município, a Semel não irá só oferecer a prática esportiva, como também, passeios educativos de lazer, oficinas de leitura, palestras educativas e ações sociais (documentação, atendimento médico e odontológo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário