quarta-feira, 30 de novembro de 2011

O lúdico precisa viver

Jovelina Vasco - 6º período jornalismo

Crescer e ter uma infância mentalmente saudável hoje em dia vai ser privilégio de poucas crianças. Muitos pais estão deixando seus filhos nas mãos de babás, creches ou escolinhas. Outros deixam o dia todo na frente da televisão ou do computador, um crime para a formação cultural dessas crianças, que já crescem influenciadas pelas propagandas.


A criança precisa crescer tendo a oportunidade de brincar, correr ou qualquer tipo de atividade alegre e descontraída. Elas reproduzem o mundo do adulto. Os pais que contavam histórias para seus filhos antes de dormir, tem outras ocupações. As brincadeiras de roda, amarelinha, os jogos educativos, e etc., por onde andam? Tudo isso deu espaço ao chamado mundo digital, (os jogos eletrônicos, filmes 3D, internet).

Maria Fernanda cria o filho de seis anos num verdadeiro mundo digital, e vem sofrendo com a dependência da criança, que quando não está na frente da televisão está jogando no computador. Por trabalhar muito a mãe não tem tempo de dar atenção a ele. Consciente de que está errando na educação do menino, ela fala que está perdida sem saber como contornar a situação.

O mundo não mudou, as pessoas foram que mudaram, ou melhor, se acomodaram. Independente de época, o lúdico é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento das crianças. Mariana Alencar cresceu com as brincadeiras lúdicas, e foi através delas que obteve bom rendimento escolar. Aprendeu a valorizar o que tem e a respeita a família e os amigos. Ela fala que guardou muitos brinquedos e hoje sua filha de 2 anos é quem aproveita seu “tesouro.”
O lúdico é muito importante, não só para as brincadeiras, mas também para o intelecto. As crianças são o espelho do adulto. Os países devem ter consciência que seus filhos vão crescer, e é desde cedo que eles precisam de atenção, amor, carinho e ser estimulados, para desenvolver um bom aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário