sexta-feira, 17 de junho de 2011

Segunda parte da quinta-feira do Intercom/NE apresenta programação variada

Yulia Amaral e Fabyane Almeida

Reiniciando às 14h nesta quinta-feira, o segundo dia de Intercom/NE 2011 proporcionou aos alunos uma programação variada e salas lotadas de participantes dispostos a aprender tudo o que pudesse ser passado e ensinado. O Intercom Júnior retomou as atividades com novas apresentações de alunos graduados, pós-graduados, alunos de mestrados e doutorados.


Mesa Redonda


Francisco Oiticica e José Carlos Marques.
(Foto: Yulia Amaral)
A tarde contou com a relização de outra mesa redonda, desta vez, direcionada aos participantes interessados em aprender na área de Publicidade e Propaganda, com o tema “Pesquisa Empírica na Publicidade”, comandada pelos professores José Carlos Marques (UNESP-Bauru), Francisco Oiticica Filho (Maurício de Nassau-AL) e Heder Rangel.




Laboratório Itaú Cultural

Jornalista Eliane Brum, no
Laboratório Itaú Cultural.
(Foto: Fabyane Almeida)
Os estudantes de jornalismo e profissionais puderam, ainda, aprender um pouco mais sobre a realidade do fazer jornalístico na palestra da colunista da revista Época, Eliane Brum. No laboratório cultural “Olhar e escuta na busca do personagem singular”, a jornalista dividiu com uma sala cheia as experiências vividas nas ruas, desde as decepções aos sucessos alcançados durante a carreira.

De acordo com Eliane Brum, sempre irão existir dificuldades na área, seja uma pauta que não rende, ou pessoas que não irão contribuir com a matéria. “O jornalista tem que buscar o diferencial, um olhar fora do comum, algo inusitado, ir além do que a pauta pede, além de entrar no contexto do personagem”, acrescentou.

Oficinas

Marcos Damasceno e equipamentos de vídeo
(Foto: Yulia Amaral)
Seis oficinas foram realizadas no período da tarde do segundo dia de Intercom/NE 2011. Duas oficinas abordaram temas relacionados, a de “Vídeo Digital: Captação ao alcance de todos”, com Marcos Damasceno, que ensinou os alunos toda a parte prática envolvida com o vídeo, além de ter levado para a sala de aula equipamentos diversos para demonstração, e a de “Produção e Direção de Vídeo”, conduzida por Luciano Leão.



Oficina de Jornalismo Cívico
(Foto: Yulia Amaral)
Outras duas oficinas abordaram a temática da Comunicação Organizacional. Em uma das seis oficinas, o professor Marcus Lima, da UESB, ensinou sobre o “Jornalismo Cívico”, modalidade de Jornalismo que muitos desconhecem, que propõe uma visão civil da parte do jornalista, ouvindo e dando autoridade à população em casos de greves, protestos, manifestos, tudo que envolva o interesse público. “Esse é um jornalismo diferente do comum que alguns veículos já utilizam, mas não sabem que fazem justamente por não conhecê-lo”, disse o professor.



Minicurso
Minicurso Literatura e Jornalismo
(Foto: Yulia Amaral)

O minicurso de “Literatura e Jornalismo” que foi realizado nesta tarde, foi guiado pelo professor de Comunicação Social do Cesmac, Gerson Brito, que incentivou os alunos a praticar o lado do jornalismo literário com distribuição e análise de textos, praticando, assim, a produção dos mesmos.




Intercom Júnior e Expocom

Izabel Almeida no Expocom
(Foto: Fabyane Almeida)

Ao todo, foram apresentados quatorze trabalhos de Expocom, dividido entre Publicidade e Propaganda e Jornalismo. A estudante Izabel Almeida apresentou uma campanha veiculada em outdoor com o intuito de divulgar um concurso de Publicidade que iria ocorrer na Universidade em que estuda, no Maranhão.





Larissa Montezuma, no Intercom Júnior
(Foto: Yulia Amaral)
No Intercom Júnior, foram sete trabalhos apresentados, divididos entre Publicidade e Propaganda, Comunicação Audiovisual e Estudos Interdisciplinares da Comunicação. A aluna da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Larissa Montezuma, foi uma das participantes do Intercom Júnior e apresentou trabalho sobre “ProductPlacement e a TV Digital no Brasil”.



Divisão Temática


Etudante Cláudia de La Barra
(Foto: Fabyane Almeida)

Na sala de divisão temática de Comunicação Audiovisual, foi abordada a análise cinematográfica do filme Five, pelo estudante, Júlio Figueroa, da Universidade Federal da Bahia, onde houve reflexão acerca da escolha da posição da câmera, se houve veracidade nas imagens se o autor transmite ou não um frescor, uma calmaria pelas cenas de praia que foram selecionadas.

Houve ainda o trabalho de Publicidade da estudante Cláudia de La Barra, que apresentou o trabalho com o tema "O Brasil como Lovemark através da diplomacia cultural". Foi mostrado que as marcas têm um grande poder de envolver as pessoas, criando com o consumidor uma ligação emocional que vai além da razão e da necessidade de compra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário