Reiniciando às 14h nesta quinta-feira, o segundo dia de Intercom/NE 2011 proporcionou aos alunos uma programação variada e salas lotadas de participantes dispostos a aprender tudo o que pudesse ser passado e ensinado. O Intercom Júnior retomou as atividades com novas apresentações de alunos graduados, pós-graduados, alunos de mestrados e doutorados.
Mesa Redonda
Francisco Oiticica e José Carlos Marques. (Foto: Yulia Amaral) |
Laboratório Itaú Cultural
Jornalista Eliane Brum, no Laboratório Itaú Cultural. (Foto: Fabyane Almeida) |
De acordo com Eliane Brum, sempre irão existir dificuldades na área, seja uma pauta que não rende, ou pessoas que não irão contribuir com a matéria. “O jornalista tem que buscar o diferencial, um olhar fora do comum, algo inusitado, ir além do que a pauta pede, além de entrar no contexto do personagem”, acrescentou.
Oficinas
Marcos Damasceno e equipamentos de vídeo (Foto: Yulia Amaral) |
Oficina de Jornalismo Cívico (Foto: Yulia Amaral) |
Minicurso
Minicurso Literatura e Jornalismo (Foto: Yulia Amaral) |
O minicurso de “Literatura e Jornalismo” que foi realizado nesta tarde, foi guiado pelo professor de Comunicação Social do Cesmac, Gerson Brito, que incentivou os alunos a praticar o lado do jornalismo literário com distribuição e análise de textos, praticando, assim, a produção dos mesmos.
Intercom Júnior e Expocom
Izabel Almeida no Expocom (Foto: Fabyane Almeida) |
Ao todo, foram apresentados quatorze trabalhos de Expocom, dividido entre Publicidade e Propaganda e Jornalismo. A estudante Izabel Almeida apresentou uma campanha veiculada em outdoor com o intuito de divulgar um concurso de Publicidade que iria ocorrer na Universidade em que estuda, no Maranhão.
Larissa Montezuma, no Intercom Júnior (Foto: Yulia Amaral) |
Divisão Temática
Etudante Cláudia de La Barra (Foto: Fabyane Almeida) |
Na sala de divisão temática de Comunicação Audiovisual, foi abordada a análise cinematográfica do filme Five, pelo estudante, Júlio Figueroa, da Universidade Federal da Bahia, onde houve reflexão acerca da escolha da posição da câmera, se houve veracidade nas imagens se o autor transmite ou não um frescor, uma calmaria pelas cenas de praia que foram selecionadas.
Houve ainda o trabalho de Publicidade da estudante Cláudia de La Barra, que apresentou o trabalho com o tema "O Brasil como Lovemark através da diplomacia cultural". Foi mostrado que as marcas têm um grande poder de envolver as pessoas, criando com o consumidor uma ligação emocional que vai além da razão e da necessidade de compra.
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