Trabalhos de alunos estarão expostos durante os três dias de congresso. (Foto: Yulia Amaral) |
O Intercom Nordeste 2011, que está sendo realizado em Maceió-AL, na Faculdade de Educação e Comunicação (Fecom) do Cesmac, teve início na manhã desta quarta-feira (15) e ainda acontecerá pelos próximos dois dias (16 e 17). O evento, que tem o objetivo de sociabilizar o conhecimento entre professores e estudantes, apresenta em sua programação palestras, oficinas, minicursos e exposições de trabalhos acadêmicos (Intercom Júnior e Expocom) e divisões temáticas para professores, graduados e pós-graduados. Trabalhos de alunos de Comunicação Visual também estarão expostos durante os três dias de evento.
De acordo com a professora dos cursos de Comunicação Social do Cesmac, Silvia Falcão, esse é o momento para os estudantes vivenciarem a realidade da Comunicação Social e da informação como um todo. “Com os trabalhos que são apresentados, as palestras, as oficinas, além dos professores de outros estados que trazem o conhecimento e a experiência, é possível que os estudantes possam expandir o aprendizado, que vai além da sala de aula, como nas pesquisas de extensão”, reforçou.
Com uma média 1.200 inscritos, o Intercom Nordeste 2011 tem programação para todo o curso de Comunicação Social, entre eles, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas. Presenças de todos os estados do Nordeste estão reunidas nesses três dias de congresso, além de professores de outros estados do Brasil, convidados para palestras e minicursos.
Expocom e Intercom Júnior
Yasmin Costa, apresentando trabalho no Expocom de Cinema e audiovisual. (Foto: Yulia Amaral) |
O que estimula a participação dos alunos é a possibilidade de integração com outros, de diferentes estados. Para a estudante da Universidade Federal de Piauí (UFPI), Tamires Coelho, que apresentou no Intercom Júnior a pesquisa “A imagem da Universidade Federal de Piauí na mídia Impressa e eletrônica piauiense”, o Intercom está além de suas expectativas. “Temos a oportunidade de transpor, visualizarmos as experiências para buscar um macro conhecimento e isso que é o importante e o motivador do Intercom”, contou. “Nós estudantes somo apenas aspirantes a comunicólogos e esse momento é mais do que uma escola, para quem quer aprender”, destacou.
Oficinas
Jornalista Luís Vilar conduzindo oficina sobre Jornalismo Impresso (Foto: Yulia Amaral) |
Oito oficinas também movimentaram o primeiro dia de atividades do Intercom Nordeste 2011. Uma delas foi ministrada pelo jornalista Luís Vilar, com o tema “Texto para Jornalismo Impresso”, onde explanou sobre a construção desse texto jornalístico, suas características e as principais mudanças que vem sofrendo com o avanço da tecnologia também no Jornalismo. Outra, conduzida pelo professor Marco Escobar, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foi sobre a importância em divulgar as questões ambientais, desde a preservação do bem natural à denúncia de degradação do meio ambiente.
A oficina “Comunicação, Relações Públicas e Gerenciamento de Crises” ensinou a antecipar uma crise em uma assessoria de comunicação. O assessor da Pubblico, Gustavo Mascarenhas, afirmou que muitas vezes o assessorado não tem controle do que faz diante da mídia e acaba fazendo um papel negativo para a imagem da instituição ou pessoa física. Disse, ainda, que “o assessor é quem tem que correr atrás de reverter essa imagem”.
Minicurso
Marcos Damasceno e Samir Sena, no minicurso sobre TV Digital. (Foto: Yulia Amaral) |
Abertura Oficial
Professor José Marques de Melo recebendo presente das mãos do vice-reitor Douglas Apratto. (Foto: Yulia Amaral) |
A abertura oficial do evento aconteceu às 19h30, no Teatro Deodoro, no Centro de Maceió. O Coral do Cesmac fez apresentação de algumas músicas e, posteriormente, o professor e jornalista José Marques de Melo, foi homenageado, tanto pela sua carreira, ao receber uma placa, quanto pelo aniversário, comemorado nesta quinta-feira, 15 de junho. Na ocasião, o reitor do Cesmac, João Rodrigues Sampaio Filho, juntamente com o vice-reitor Douglas Apratto e o representante do Intercom Nacional, José Carlos Marques, presentearam o aniversariante com uma produção de Roberto Mendes. Logo em seguida, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Marcelo Serpa, palestrou sobre o tema do Intercom deste ano, "Quem tem medo de pesquisa empírica?".
Nenhum comentário:
Postar um comentário