quinta-feira, 16 de junho de 2011

Manhã movimentada no segundo dia de Intercom/NE

Yulia Amaral e Fabyane Almeida


O segundo dia de atividades do Intercom/NE começou às 8h30 com bastante movimentação. Entre oficinas, mesa redonda, minicursos, Expocom e Intercom Júnior, e também uma reunião do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), os participantes se dividiram pelas salas em busca de conhecimento, troca de idéias e atividades práticas na área de Comunicação Social, em cursos como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, e outros. A segunda etapa desta quinta-feira (16) teve início às 14h.

Minicursos


Minicurso sobre
Assessoria de Comunicação.
(Foto: Yulia Amaral)
 Dois minicursos aconteceram na manhã do segundo dia. Um deles teve o tema “Assessoria de Comunicação: Apresentação de Casos Premiados”, e foi ministrado pelo trio de jornalistas Simoneide Araújo, Graça Carvalho e Carlos Gonçalves, assessores de imprensa do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF) e Correios/AL, respectivamente. Na oportunidade, eles apresentaram aos participantes produções deles que foram premiadas nos últimos anos. Os palestrantes ainda realizaram sorteios entre os alunos participantes.

Minicurso sobre mídias sociais
com casa cheia
(Foto: Victor Brasil)
O outro, sobre as “Perspectivas e Desafios da Comunicação em Tempos de Mídias Sociais”, ministrado pelo professor Gustavo Acioly, com tutoria da aluna Natália Souza, teve uma grande quantidade de estudantes e profissionais de diferentes estados que relataram as diversas experiências que a rede pode causar na comunicação ou na falha dela. Para a mestranda Renata Echerria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), as mídias sociais são ferramentas de grande poder e fazem enorme diferença quando usadas com responsabilidade. “As mídias sociais têm o poder de formar opiniões e podem ajudar a construir ou destruir uma marca, um serviço, ou até mesmo, a imagem de uma pessoa física”, acrescentou.

Mesa redonda

"Pesquisa Empírica na Comunicação"
(Foto: Victor Brasil)
A mesa redonda, que abordou o tema "Pesquisa Empírica na Comunicação", contou com a participação de Lídia Ramires, professora da UFAL, campus do Sertão, professor José Marques de Melo, presidente honorário do Intercom e Rosana Gaia, representante do Ifal. Foram discutidos temas da construção da pesquisa que tem uma base teórica, mas é realizada na prática com uma produção local, do dia a dia.



Oficinas

Produção jornalística para
o público LGBT
(Foto: Yulia Amaral)
Na mesma manhã, foram realizadas quatro oficinas. Temas como “Jornalismo e História”, “Fotografia Publicitária I” e “Qualidade e formação do consumidor: A tentativa da práxis” interessaram vários alunos participantes. A oficina “Produção Jornalística para o público LGBT”, ministrada por Joseylson Fagner dos Santos, apresentou dicas de como produzir um texto que se adéqüe à necessidade do público LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros.





Expocom

Aluno André Carvalho,
apresentando trabalho para Expocom.
(Foto: Yulia Amaral)
Os trabalhos apresentados por alunos foram divididos, na manhã de hoje (16) nas disciplinas de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Os estudantes mostraram aos participantes, cerca de quinze trabalhos ao todo, com julgamento de professores selecionados. O aluno da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), André Carvalho, apresentou um trabalho de Publicidade e Propaganda sobre “Geek: venha para o lado hightech da força”, falando sobre a produção dos considerados “nerds” no campo publicitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário