quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Cepa recebe Semana Alagoana de Astronomia

Atividades começaram segunda e se estendem até o próximo sábado, dia 4

Repórter: Ricardo Moresi
Foto: Valdir Rocha

Realizar atividades para que toda sociedade alagoana usufrua de momentos de experimentação através da observação celeste, da construção de conhecimentos e da motivação para o estudo das ciências, em especial da Astronomia. Estes são os objetivos da Semana Alagoana de Astronomia que começou nesta segunda-feira, dia 29, no Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL), no Centro de Ciências e Tecnologia da Educação Prof. Dr. Edmilson de Vasconcelos Pontes (CeCiTE), nas dependências do Centro de Estudos e Pesquisas Aplicadas (Cepa), no bairro do Farol, em Maceió.

De acordo com Adriano Aubert Barros, professor da rede pública estadual e coordenador do Observatório Astronômico, a Semana Alagoana de Astronomia se estende até o próximo sábado, dia 4 de dezembro. “Este evento é comemorado em vários estados do Brasil no início do mês de dezembro, pois no dia 2 comemora-se o aniversário de D. Pedro II, monarca brasileiro que apoiou e estimulou a prática da ciência, em especial da Astronomia, em nosso país”, revela.

Programação

As atividades começaram na segunda-feira com a Exposição Paisagens Cósmicas e, também, observação do céu com telescópios. Na terça-feira, dia 30, aconteceu a palestra “Podcast Astroshow”, com o professor Luiz Lima do Nascimento.

Na quarta-feira, dia 1, das 19h às 22h, os visitantes poderão conferir a Exposição Paisagens Cósmicas e fazer observação do céu com telescópios. Na quinta-feira, dia 2, das 9h às 12h, será realizada uma oficina de Planisfério e Constelário e apresentações do Planetário. À tarde, das 14h às 17h, haverá a exibição do vídeo de Olho no Céu e lançamento de foguetes de garrafa Pet. À noite, das 19h30 às 22h, será realizada a palestra “D. Pedro II, o príncipe filósofo e Astronomia no Brasil. Este momento será conduzido por Kizzy Alves Resende.

Na sexta-feira, dia 3, das 9h às 12h, haverá a apresentação de trabalhos do Programa de Iniciação Científica em Astronomia – IniCiA. À tarde, das 14h às 17h, será feita a exibição do vídeo “Um Pálido Ponto Azul”. À noite, das 19h30 às 22h, será realizada a palestra “Exoplanetas e a possibilidade de vida extraterrestre”, que será ministrada por Romualdo Arthur Alencar Caldas.

No sábado, das 9h às 12h, haverá a exposição Paisagens Cósmicas e apresentação do filme “Contato”, de Carl Sagan. À tarde, das 14h às 17h, exibição do vídeo “Constelações”. À noite, das 19h30 às 22h, haverá a palestra “Um ano de atividades do Observatório Astronômico Genival Leite Lima. Este momento será conduzido pelo professor Adriano Aubert Silva Barros.

Adriano acrescenta ainda que Semana Alagoana de Astronomia conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) e a Secretaria de Estado da Ciência da Tecnologia e da Inovação (SeCTI-AL).

Nenhum comentário:

Postar um comentário